quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mês de Maio - MÊS DAS MÃES

Qual a origem do Dia das Mães?

A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.


Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.


Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.


No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.








Professores e alunos também irão homenagear e presentear as mamães!



Em cada data comemorativa é confeccionado alguma lembrancinha para ser entregue aos alunos de acordo com o evento realizado. Esse mês a data a ser comemorada é o Dia das Mães e é claro que não poderia passar em branco. Cada aluno colaborou com uma pequena quantia em dinheiro para a compra de um sabonete, resultando na confecção deste presente: 



Material utilizado:


  • E.V.A;
  • TNT;
  • PALITO DE CHURRASCO;
  • SABONETE DA NATURA;
MURAL:






Também foram desenvolvidas atividades dentro da sala, como cartões e outros presentes.



A professora Marciani elaborou com os alunos de 5ª a 8ª série Cartões Decorados! Ficou lindo!








Material utilizado:


  • CARTOLINA;
  • E.V.A;
  • BOTÕES.
A professora Marina também elaborou cartões com seus alunos do 1º e 2º ano. Olhem só como eles são criativos!


Alunos do 1º ano:
Alunos do 2º ano:


As professoras Marli (3º e 4º ano) e Vivian (6ª série), criaram com seus alunos o “Porta-Treco da Mamãe”; com potes e vidros trazidos por eles mesmos.
Materiais utilizados:
  • restos de E.V.A;
  • TNT;
  • RETALHO.
O Resultado? Simplesmente maravilhoso!

Trabalho dos alunos Professora Marli.
Alunos do 3º ano:
Alunos do 4º ano:

Trabalhos dos alunos da 6ª série, desenvolvido pela professora Vivian:

E as homenagens não param por ai...
No dia 15 de Maio, a nossa escola estará recebendo as mães de nossos alunos para assistirem as homenagens feitas por eles. Além disso, haverá diversas brincadeiras, bingo e um delicioso café!

~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~

Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que pode ser usado como exemplo, amor que se dá se pedir recompensa.

Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distancia, nunca deixa de ser amor. Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.

Feliz Dia das Mães!

~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~  ~ * ~