terça-feira, 14 de setembro de 2010

O TEATRO DE FANTOCHES


O Teatro de Fantoches busca  estimular os educandos para que desenvolvam sua criatividade. O aluno  começará a inventar personagens, desenvolvendo e aprimorando o diálogo com eles. Essa criação livre e natural pode levar à diálogos proporcionados por histórias lidas e ouvidas, produzindo textos direcionados a esse tipo de teatro.
        As brincadeiras com fantoches permitem que a criança/ jovem desenvolva a expressão oral e artística, pois os bonecos os levam sempre ao mundo da imaginação e do faz-de-conta  e  usam o fantoche para expressarem seus pensamentos de uma forma mais livre. Contam suas ações, seus desejos, aventuras, reproduzem fatos e histórias lidas e ouvidas do seu dia-a-dia e através disso passam ensinamentos a serem utilizados na realidade.
    O teatro de bonecos também estimula a criança a desenvolver a potencialidade da voz porque de acordo com o personagem representado, a criança pode falar grosso, fino, imitar sons de bichos, de elementos da natureza como por exemplo, chuva e trovoadas, abrindo momentos lúdicos e sensórias. Elas começam a adequar a voz às diversas situações aliando o ritmo vocal ao gestual.
    Um outro fato é que os bonecos confeccionados pelos alunos, mesmo que o professor participe da confecção, são mais adequados para o aprendizado do que os comprados prontos, pois quando eles mesmos criam os fantoches, passam a gostar mais deles unindo neste momento, três aspectos da educação: a expressão oral, a plástica e as emoções vivenciadas anteriormente.
    O teatro de bonecos na formação do educando tem como objetivos: a percepção visual, auditiva e tátil; a percepção da seqüência de fatos (noção espaço-temporal); coordenação de movimentos; expressão gestual, oral e plástica; criatividade; imaginação ; memória; socialização e o vocabulário.
    Este tipo de teatro pode ainda revelar ao professor, aspectos do desenvolvimento da criança que não são observados durante os trabalhos escolares tradicionais. Com isso, o professor pode direcionar atividades educativas de acordo com a capacidade da criança. Assim, o teatro de bonecos significa para a criança/ jovem um jogo e para o professor, uma técnica didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem.
A professora Marciani, desenvolveu essa técnica nas aulas de Língua Portuguesa, com todos os alunos de 5ª à 8ª série.
FASES DO TRABALHO
Confecção dos Bonecos
Coleta de material:
1 cx de leite
Retalhos
Cola
Botões

Escolha do Tema
    Nesta fase ocorre a escolha do tema, escolha dos personagens, caracterização dos personagens e escolha do local para apresentação. Na fase da caracterização, o aluno deve descobrir sozinho como vestir os bonecos de acordo com o texto da peça.

Fase de execução
    No ensaio, cada apresentador decora a parte do personagem que irá representar. Os ensaios são realizados na presença de todos os alunos da classe junto com o professor.
    Na representação é onde ocorre a apresentação da dramatização já pronta e ensaiada.

Fase de avaliação
    A avaliação é  considerada uma forma de incentivo à atuação da criança. Nesta fase, os alunos revelam muito as características do seu eu, atitudes, comportamentos e habilidades. É a oportunidade que o professor tem  para auxiliá-los no processo educativo.
Os alunos foram avaliados nessa atividade de acordo com suas mudanças comportamentais, sua integração com o grupo levando em consideração, seu desempenho no desenvolvimento da apresentação da atividade.

VEJA O RESULTADO