segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DIA 31 DE OUTUBRO - DIA DO HALLOWEEN



A HISTÓRIA E ORIGEM DO "HALLOWEEN"
01 NOVEMBRO - DIA DE COMEMORAR O "VELHO" ANO NOVO E O INVERNO EUROPEU

Quando você pensa em "Halloween", o que vem em sua mente?
Doces ou Travessuras? Provavelmente vem em sua mente um costume dos americanos com crianças se divertindo com "doces ou travessuras", adultos com fantasias de bruxas, fantasmas, caveiras e máscaras assustadoras representado os mortos e claro as tradicionais abóboras. Mas perguntamos se você conhece a conexão do Cristianismo com este dia sagrado?
As origens do "Halloween" vem de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, Escócia e etc. Para os Celtas o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde da Morte.
Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas, bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus eles usavam mascaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.
Quando os Romanos conquistaram os Celtas eles assimilaram o festival de Samhain, adaptaram a sua cultura e dentre diversas mudanças, uma em especial foi que passaram a tomar cidra neste dia, tradição esta que pode nos parecer familiar pois em nossa passagem de ano é tradição também tomar cidra.
Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro. A noite anterior 31 de outubro ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening" eventualmente a palavra foi encurtada para "Halloween" (Hallow=Santificar)
No dia 2 de novembro a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween" como por exemplo podemos citar o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida) era praticado na Irlanda centenas de anos atrás e para os que davam a promessa de prosperidade era oferecida e para os que não davam a má sorte iria perseguí-los.Em 1800 um grupo de imigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês "trick-or-treating" e também o hábito de esculpir a abóbora que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.
No Brasil nos últimos anos o hábito de crianças irem de porta em porta pedindo "doces ou travessuras" vem mostrando uma tendência que esta tradição também vai se enraizar no Brasil. Nos Estados Unidos as crianças também pedem dinheiro que é levado para ONGs que distribuem alimentos para crianças pobres. Já o costume de esculpir a abóbora no Brasil se restringe em alguns locais que promovem reuniões e festas de comemoração do "Halloween". Nos Estados Unidos quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de outubro, e serve para espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.

Podemos dizer que desejar "FELIZ HALLOWEEN" é desejar que você fique livre dos maus espiritos que possam interferir no seu dia dia.
PORTANTO... FELIZ HALLOWEEN


Para quebrar a idéia de maldade a professora Franciane trabalhou esse conteúdo na sala de aula, a turma da 4ª série e 3º ano escreveram histórias onde a bruxa faz o bem.

A BRUXINHA QUE ADORA FAZER O BEM

Era uma vez, uma bruxinha chamada Karina, ela estava pensando em fazer alguma coisa, mas estava cansada de fazer o mal. Decidiu fazer o bem!
Então saiu de casa e foi para o centro da cidade, quando viu um homem morando debaixo de uma ponte, e foi falar com o homem.
Perguntou ao homem, qual é o seu nome? Ele respondeu:
- O meu nome é Chico.
Ela perguntou novamente:
- Qual é o seu sonho?
- É ter uma casa e ter um pouco de dinheiro para sustentar a minha família!
A bruxinha disse:
- Abra cadabra, abra cadabra!
E assim, Chico conseguiu realizar seu sonho de ter uma casa para ele e conseguiu sustentar sua família.
Então a bruxinha Karina tornou-se a bruxinha mais bondosa do Brasil e da cidade.
Aluno: Filipi Leoncio da Silva, 3º ano.

DUAS BRUXAS SEM MALDADE
Em um dia, Bruxonilda e Xai sua irmã estavam em sua fazenda, quando viram uma caverna, que tremia quando entraram sapos, morcegos e aranhas que estavam brigando. Xai gritou:
- Parem de brigar agora!
Todos pararam e um morcego gritou:
- Corram, bruxas, socorro!!!
Bruxonilda disse:
- Não, eu e minha irmã somos boazinhas, nós não fazemos maldades e nem feitiços.
- Difícil de acreditar! Falaram as aranhas.
Xai perguntou:
- Vocês não acreditam?
- Não!
- Então vou provar!
Disse Bruxonilda:
- Se não acreditam vou provar! E organizou em palavras uma linda festa de Halloween.
Todos ficaram impressionados com o que viram.
Xai falou:
- Então, agora acreditam?
- Sim! Responderam.
Bruxonilda disse:
- Só falta uma coisa: as fantasias!
Todos se fantasiaram e uma linda festa aconteceu.
Aluna: Alexandra Soares, 4ª série.


Alunos da professora Franciane e Adenira, queimando as coisas ruins que existem no mundo e os pedidos de coisas boas:






Textos de alguns alunos.



Alunos do 1ºano. Professora: Adenira Montibeller.

Para conhecer convencionalmente as idéias visuais e escrita de uma criança construídas até aquele momento, produziu-se um texto, partindo da visualização de uma figura.

O GALO
O galo sempre canta bem alto, e quando ele canta eu acordo e coloco o travesseiro na cara dele.
Ele tem penas bonitas. Ele canta bem bonito.
Ai! Mas ele canta.
Aluna: Jéssica

MEU CACHORRO
O meu cachorro corre, corre e late, late.
Ele é bonzinho e carinhoso.
O meu cachorro come ração, tem um pelo bonito. Nós brincamos de bola.
O meu cachorro é muito esperto!
Aluno: Julio.


POETIZANDO
Professora: Marciani Petry Voltolini.

Escrever em linguagem poética, com rimas...Produzir um poema com tema livre, com quatro quartetos ( quatro estrofes, com quatro versos cada um).
A aluna Beatriz da 8ª série uniu todos esses elementos e produziu um belo poema.


UM MUNDO MELHOR

Tenho em minha mente
Uma grande lembrança
Vejo o mundo diferente
Sem ódio nem ignorância

Queremos um mundo melhor
Sem violência, nem poluição
Impedindo que fique pior
Interferindo na educação

Queremos o mundo transformado
Com pessoas conscientes
Que para ter o mundo modificado
Precisamos pensar na gente

Devemos ter na consciência
Que para salvar o mundo inteiro
Temos que pensar nas conseqüências
E salvar as pessoas primeiros.

Aluna: Beatriz Nadini Schafer, 8ª série.