domingo, 15 de agosto de 2010

O Planeta envia seu alerta:



 “NÃO FAÇA QUEIMADAS, FAÇA A DIFERENÇA!”

A ação negativa do ser humano sobre o Meio Ambiente tem provocado variação na concentração de certos gases da atmosfera, além de lançar substancias que não existiram no ar. O efeito dessa ação é a poluição do ar.
Um dos grandes poluentes do ar é a fumaça causada pelas queimadas. A queimada não provoca somente a extinção de plantas e de animais no local.  A fumaça causada pela queimada também traz grandes danos a esses seres e ao ser humano, devido aos gases tóxicos lançados na atmosfera.
O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos em relação aos problemas ambientais, faze-los perceberem os principais poluentes do ar, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos.
SEJA CONSCIENTE, EVITE AS QUEIMADAS.

Atividades  realizadas com os alunos do 3º e 4º ano,  Professora Marli Terezinha Dechering. 
Queimadas Nunca Mais
 Nas áreas rurais e urbanas ainda é praticado as queimadas.
Para fazer o preparo da terra os agricultores roçam e depois colocam fogo, mas nós sabemos que é totalmente negativo, porque agrava o problema tornando o solo infértil.
Usar tecnologias alternativas para o manejo do solo, e evitar as queimadas contribui para uma melhor qualidade do ar.
Para se prevenir, não acontecendo incêndio em prédios é o cuidado com o gás de cozinha. Também não jogando cigarros na beira de estradas, pois pode causar um grande incêndio nas florestas acabando com a vida de muitos seres vivos.
Os agricultores devem tomar alguns cuidados para evitar as queimadas, tais como: não desmatar, picar a vegetação seca com arado ou outras máquinas, aproveitar o resto da vegetação para estercar a terra.
A fumaça das queimadas joga na atmosfera uma grande quantidade de gases tóxicos que afetam os nossos pulmões e a vida dos animais.
Aluna: Tauani Naiara da Silva, 4º ano
Não faça queimadas, faça a diferença!
Na época do descobrimento do Brasil, os índios viviam em harmonia com as florestas. Com o descobrimento do Brasil a população aumentou, e ai houve necessidade de se utilizar grandes áreas para a produção de alimentos.
Entre essas técnicas operacionais de baixo custo, o fogo era utilizado para a limpeza da terra. Alguns agricultores ainda continuam usando o fogo para limpar a terra, só que o fogo acaba com os nutrientes da terra e torna ela infértil. Quando o fogo não está sob controle ele destrói toda a floresta em varias regiões do país, deixando os animais sem abrigo e sem alimento.
Temos que separar o lixo seco e o orgânico, não podemos queimar o lixo. Nós podemos botar o lixo orgânico nas roças ou composteiras para ele virar esterco e o solo fica mais fértil. O lixo seco pode ser encaminhado para a coleta onde este lixo é reciclado e não precisa ser queimado.
Outra forma de poluir o ar são os incêndios que acontecem nas cidades, por causa das explosões de gases, fogos de artifícios, balões e a queima de lixo domestico que libera um gás muito perigoso para todos os seres do nosso planeta.
Então vamos cuidar melhor do nosso planeta, evitando as queimadas.
Aluno: Sidinei Mathental Junior, 4º ano
Queimadas, NUNCA MAIS!
Ei você! É Você mesmo! Sabe!
É que eu só queria falar para você como as queimadas prejudicam o Meio Ambiente. Vamos começar nas cidades:
Nas cidades a queima de lixo é prejudicial para o ar, pense como esse fogo todo  polui o ar! E nós vamos respirar essa fumaça. Veja que mal vai fazer para nossa saúde!
Nos campos ainda são praticadas as técnicas rudimentares. Queima-se a vegetação, para limpar o local, é uma preparação totalmente negativa no espaço rural.
Nas florestas as queimadas causam  problemas muito sérios, provocando a morte dos seres vivos causando o desequilíbrio do meio ambiente.
Soltar balão e fogos de artifício pode pegar fogo nas casas e nas florestas, gerando graves prejuízos. Esses incêndios acontecem principalmente no verão quando a vegetação está mais seca. E quando o homem não consegue mais controlar o fogo ele destrói muitas florestas que são poucas em nosso país, além de afetar os animais que perdem a sua morada e seus alimentos.
Se você é consciente, evite as queimadas e salve o nosso Planeta!
Aluna: Natália Cristina Petry, 4º ano
Desenhos de outros alunos:
Elen Cristine de Souza Cunha, 3º ano
Carla Beatriz Eink 4º ano