quarta-feira, 20 de abril de 2011

Novas contratações


Com a saída, da Assistente de Educação Josi Schmitz Back e dos professores Arnaldo e Marciani, passam a fazer parte da nossa escola:

Daniani Cristina Back- aulas de Língua Portuguesa e Inglesa e Ensino Religioso.
ALBERTO JUTTEL - Assistente de Educação. 

 Márcia Kuneski - História.

SEJAM BEM-VINDOS A NOSSA ESCOLA!

DIA DO ÍNDIO


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. 
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. 
Comemorações e importância da data  

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. 

Dia do Índio na Educação Infantil - Professora Madalena.

 O dia do Índio na Educação Infantil foi um dia bem divertido. Aprendemos um pouco sobre a historia e os costumes dos mesmo, contamos com o auxilio da internet para ver, como os índios se vestem, comem e vivem. Aproveitamos o tema para trabalhar varias áreas do conhecimento, como artes, matemática e linguagem oral e escrita.
Na atividade a seguir, usamos as mãos para fazer arte, com a pintura das mesmas fizemos o rosto de cada criança, onde cada um virou Índio. Usando a mesma atividade trabalhos matemática com o canto “ 1,2,3 Indiozinhos” , foi muito legal e todos aprenderam se divertindo.

A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO

 A Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco sobretudo, no problema das mudanças climáticas.
O objetivo da Campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-las a fazer algo pela vida na Terra.

“A Mãe Terra Geme em Dores de Parto”

Vai depender só de nós, de cada um de nós ainda fazer algo para salvar nossa Mãe Terra!

Profª: Marli – 4º e 5º ano
DESENHOS ELABORADOS PELOS ALUNOS

Filipi Leoncio - 5º ano 
Filipe Mello - 4º ano 
Maria Eduarda May - 5º ano 
Liana Eduarda da Silva - 5º ano

DOIS VÍDEOS QUE FORAM TRABALHADOS NA SALA DE AULA

HINO CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CARTA DE 2070

ÁGUA, SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR!


Ao acordar pela manhã, você abre a janela e respira aquele ar fresquinho, vai ao banheiro, escova os dentes, toma um banho para acordar, veste sua roupa, toma seu café e está pronto para começar um novo dia.

Você já parou para pensar que em tudo que você faz a água está envolvida?

Estamos completamente envolvidos pela água que abriga e movimento toda vida na Terra. Em qualquer época da historia, a água  foi sinônimo de vida, de desenvolvimento e bem estar. 

E o que dizer de quando a ÁGUA ameaça a vida?

Para evitar e combater a poluição da água não precisamos parar de produzir, temos de tomar medidas que garantam a sustentabilidade da água: consumir de forma consciente, evitar jogar lixo ou material reciclável em rios e mares, recuperar áreas degradadas...

Enfim, não basta palavras, é necessário atitude!

Leandro Koch 4º ano 

Carla Eink – 5º ano

Declaração Universal dos Direitos da Água:
Art. 7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Trabalho realizado pela professora Marli – 4º e 5º ano